O que é um circuito funcional?

O circuito funcional é um modelo de atividades físicas bem diferentes do rotineiro treino de academia, a famosa musculação. Ele foge completamente do padrão de repetição de exercícios e isso o fez ficar ainda mais popular, já que nem todas as pessoas gostam da musculação devido a repetição de exercícios. Este tipo de atividade tem o objetivo de combinar os movimentos que você realiza em seu dia a dia com a força física que você possui, estabelecendo assim, coordenação motora, resistência, equilíbrio e ainda mais força.

O principal objetivo deste tipo de circuito é treinar todos os músculos ao mesmo tempo o que o difere de um treino de academia, tipo a musculação, que treina conjuntos de músculos separados. Diante deste assunto elaboramos este artigo com o intuito de mostrar a você muitas informações sobre o circuito funcional e fazer com que você entenda quais são os seus principais objetivos. Então, continue seguindo e confira!

o que é um circuito funcional

Saiba mais sobre o circuito funcional

Como já dissemos, o circuito funcional é um tipo de treino onde trabalha toda a musculatura de seu corpo através de exercícios que variam de acordo com a sua capacidade e com a sua força física. E isso, o difere completamente de uma musculação, onde os músculos que são esforçados, ou seja, trabalhados nesta são os que auxiliam no equilíbrio corporal, o transverso do abdome e oblíquos, períneo, glúteos e flexores do quadril e diafragma.

Já o circuito visa o seu foco na mobilidade articular, resistência, velocidade, coordenação, flexibilidade corporal, estabilidade articular e força e devido a isso, esta modalidade é conhecida como treinamento global, porém, a principal meta não é o ganho de massa muscular, mas sim, auxiliar e melhorar
o seu condicionamento físico. Sendo assim, podemos dizer que o circuito funcional ou treinamento funcional tem como base o uso de padrões fundamentais de movimentos naturais que você pode fazer em seu dia a dia, como pular, correr, puxar, empurrar, agachar entre outros.

Geralmente este tipo de treinamento é realizado em lugares como sala, ginásio ou pista, os quais são grandes o suficiente para correr, pular e realizar atividades de desempenho e força, o que da a você a oportunidade de trabalhar toda a musculatura de seu corpo, desenvolvendo com o passar do tempo um corpo definido e totalmente alongado. Para você ter noção de como o circuito funcional viralizou no mundo, podemos dizer que em uma aula com duração de aproximadamente 50 minutos, você consegue trabalhar de uma só vez todos os seus músculos, adquirindo mais força, capacidade cardiorrespiratória e agilidade.

Devido a todos os benefícios e qualidades do circuito funcional quem mais pratica este são as mulheres, pois notaram que com ele, conseguem definir a musculatura e queimar gorduras ao mesmo tempo. Outro fator que faz das mulheres o pivô principal no circuito funcional é que elas não se importam em aumentar a massa muscular, como os homens desejam. Além disso, os exercícios realizados durante um circuito funcional são feitos usando barras, caneleiras, cordas de suspensão, halteres e elásticos e isso, facilita ainda mais para as mulheres, porém, não quer dizer que os homens não podem praticar. No entanto, para quem não curte frequentar academia devido a repetição de exercícios, este tipo de treinamento pode ser uma ótima opção para reverter esta situação.

Afinal de contas, é um treino repleto de exercícios dinâmicos, que variam de acordo com sua capacidade e força e podem ser reajustados conforme o nível de dificuldade que você sente. Sendo assim, se você quer mudar a sua vida, ter uma vida mais saudável, perder peso e até mesmo definir a sua musculatura, passe a saber mais sobre o treinamento funcional e comece a pratica-lo. São muitos exercícios que você pode realizar que exigem força e capacidade e eles lhe proporcionam muitas qualidades em seu corpo e em sua saúde.

Viu só como o circuito funcional é interessante quando comparado com a musculação em academias? Então, o que esta esperando para dar inicio ao seu treino. Aproveite as nossas informações sobre este tipo de atividade física e comece a mudar a sua rotina, você vai se surpreender, visto que o circuito funcional trás muitos benefícios a seu condicionamento físico.

funcional

Que toda inveja vire massa muscular!

Amém?

Website: https://exerciciofuncional.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *